Toalha para Casa, Toalha para Hotel, Toalha para Salão de Beleza

Como calcular a gramatura da toalha?

Aprenda a calcular gramatura de toalha e encontre a toalha ideal para sua casa e seu negócio.

Sempre que chega a hora de comprar toalhas novas diversas perguntas aparecem, como quais combinariam mais com o banheiro, quais durariam mais, quais seriam mais resistentes e várias outras dúvidas.

Para garantir que a escolha da toalha seja perfeita para sua necessidade, é preciso compreender alguns termos técnicos que evitam que você acabe se frustrando ao comprar algo que não seja do seu agrado.

A gramatura é um desses termos técnicos e vamos ensinar tudo que você precisa saber sobre esse tema.

O que é a gramatura?

A gramatura pode ser entendida como a densidade da toalha, a grossura, propriamente dita. Essa medida é feita pela quantidade de gramas de algodão por metro quadrado, ou seja, quanto maior a gramatura, mais macia e fofinha será a toalha.

No que a gramatura influência?

Além de influenciar na maciez da toalha, como mencionado acima, a gramatura também demonstra o poder de absorção da toalha, pois quanto mais fofa, mais ela retém umidade.

Como essas toalhas possuem uma grande porcentagem de algodão em sua composição, a secagem do material é muito mais rápida que os demais tipos de fio. O algodão também é o responsável por proporcionar aquela sensação gostosa de maciez e aconchego ao se secar.  

Além disso, a gramatura também interfere no processo de lavagem, pois quanto maior ela for, mais resistente é o tecido, podendo essa toalha receber diversas lavagens sem ficar danificada.

Como calcular a gramatura de uma toalha?

Nem sempre a gramatura vem especificada na descrição do produto, então aprender a calcular a gramatura é bastante importante na hora da compra, principalmente se for um pedido online. Esse cuidado evita frustrações com o produto e possíveis devoluções.

O cálculo é feito de forma muito simples. Na descrição do produto estarão expostas as medidas da toalha (largura X comprimento em metros) e o peso. A fórmula consiste em multiplicar a altura pelo comprimento e dividir o resultado pelo peso.

Vamos utilizar como exemplo a Toalha de Banho para Hotel Platinum. Suas medidas estão descritas abaixo.

Largura: 80 cm -> 0,80 m

Comprimento: 150 cm -> 1,50m

Peso:  0.720g

Multiplique o comprimento pela largura:

0,80 x 1,50 = 1,20

Depois divida o peso (sem o zero) pelo resultado do cálculo acima:

720 / 1,20 = 600

A gramatura da toalha será igual a 600g/m².

Essa toalha conta com alta gramatura pois possui 600 gramas de algodão para cada metro quadrado do tecido. Para nós é muito importante que você saiba calcular, caso não possa perguntar para um de nossos revendedores ou não encontre a informação no site.

Também é possível que você já tenha algum modelo de toalha de seu agrado e deseje adquirir a mesma. Então, caso você tenha apenas as medidas e o peso descritos na etiqueta, conseguirá calcular e comprar outra bastante parecida ou até mesmo igual.

Nesse artigo você encontra outras informações sobre os tipos de tecido e gramatura de toalhas.

Qual a toalha ideal para seu negócio?

Para hotéis e pousadas, são recomendadas toalhas com gramatura acima de 350gm² e na cor branca, pois elas não correm risco de desbotar nem desgastar devido às lavagens quase diárias e esterilização do material. Diferente de uma toalha para uso doméstico, por exemplo, que pode ser trocada a cada 2 ou 3 dias.

Dica importante: Antes de colocar as toalhas para uso dos hóspedes, lave-as ao menos uma vez para retirar a “goma” que envolve o tecido. Essa goma impede que a água penetre, então, retirá-la é primordial para uma total e completa absorção.

As toalhas para salão de beleza seguem o mesmo princípio pois precisam ser trocadas a cada cliente que vai lavar os cabelos ou fazer as unhas. Nestes casos, tendo em vista a decoração do local, vale à pena pensar a possibilidade de investir em toalhas na cor preta para dar um charme extra ao ambiente ou coloridas para manicure e pedicure.

Ficou com alguma dúvida? Visite nosso site e encontre a toalha com gramatura ideal para sua casa ou seu negócio. Confira!