Os motivos vão desde esquecimento, outros compromissos importantes à irresponsabilidade. São muitas as causas que podem levar seu cliente a cancelar ou não comparecer à algum atendimento. Nesse artigo vamos ensinar algumas técnicas para evitar que isso aconteça.
Aposto que você nunca parou para pensar que você mesmo pode ser o motivo do descaso de seus clientes com seu salão. Desde o primeiro contato com o cliente faça-o perceber que a pontualidade e o compromisso são muito importantes para você.
Como fazer isso? Respeite você também os horários agendados. Evite atrasos, avise com antecedência sobre algum imprevisto, mostre que você é tão comprometido que seu cliente vai se sentir incomodado se não comparecer à algum atendimento.
A maioria dos salões hoje em dia possui algum programa para cadastro de clientes. Se esse não for seu caso, comece a pensar seriamente em investir em tecnologias que te auxiliem a gerenciar melhor, ter maior controle de faturamento, comissões e despesas, além de otimizar consideravelmente seu tempo.
De qualquer forma, é muito importante que você tenha sempre um cadastro atualizado de seus clientes, com diferentes formas de contato como telefone residencial, celular, redes sociais, e-mail, etc.
Que tal adicionar um campo ao cadastro em que você anota quais as formas de comunicação que o cliente prefere ser contatado? Assim você o conhece melhor e transforma seu serviço em algo ainda mais especializado.
Pode ser um pouco inconveniente, pois da mesma forma que você não quer ser perturbado no seu trabalho com uma ligação inesperada, seu cliente também não. Então, vale à pena investir seus esforços em mensagens de texto ou meios escritos de comunicação, assim seu cliente vai receber a mensagem e lê-la quando estiver disponível.
Claro, em alguns casos uma chamada por telefone é muito mais eficaz, depende bastante da pessoa, por isso pergunte ao cliente como ele prefere ser contatado, assim você evita incômodos e interrupções.
A tecnologia das redes sociais gratuitas está à disposição para auxiliar você nessa questão. A maioria das pessoas está em alguma rede social e você pode utilizar a seu favor. Mande um inbox no Instagram ou Facebook ou até mesmo SMS pode funcionar, é uma forma bacana de dar um tempo para a pessoa ler com calma e responder quando estiver desocupada.
Recomendamos enviar a mensagem um dia antes da data agendada e, caso a pessoa não responda ou não dê nem um sinal de fumaça, você manda outra mensagem algumas horas antes.
Arriscamos dizer que foi a melhor tecnologia que inventaram depois da chapinha. Com um app online o envio das mensagens de confirmação é totalmente automático, o que faz com que você economize um tempo valioso que pode ser utilizado fazendo seu salão crescer ainda mais.
Além de otimizar o tempo e você ou a recepcionista não precisarem parar o que estão fazendo para pegar o telefone e ligar para confirmar com todos os clientes, é possível até obter dados sobre a frequência de faltas de determinado cliente e fazer um levantamento dos motivos e horários que os cancelamentos acontecem com maior frequência.
Outras informações estão disponíveis nesses apps como dados numéricos relacionados a taxas de não comparecimento, faturamento, comissões, taxas de inadimplência, e várias outras funções.
Alimente as páginas sempre que possível, pense em ideias de cabelo e maquiagem para fazer em casa, dicas para pele, dentre outros milhares de temas que englobam o mundo da beleza.
Com conteúdo interessante seu cliente vai perceber o quanto seu salão é preocupado com o bem estar dele e o quanto você leva seu trabalho à sério. Com isso, ao invés de esquecer ou simplesmente não aparecer, seu cliente vai preferir cancelar e avisar com antecedência, e também terá um outro canal à disposição para fazê-lo.
Pode começar com as redes sociais, atenda-o como um rei ou rainha que são. Converse, seja simpático, dê conselhos, ouça as histórias e lamentações com empatia, seja aquele amigo que entende qualquer situação. Você teria coragem de deixar um amigo esperando sem avisar? Acho que não.
Além dessas dicas todas, é importante que você ofereça não apenas um serviço de qualidade, mas um local em que as pessoas se sintam à vontade como em suas próprias casas. Invista em móveis e decorações que tornem o local aconchegante e as pessoas gostem de estar ali. Isso vai ajudar você a não só resolver o problema dos não comparecimentos como aumentar a taxa de fidelização do salão.
Gostou das dicas? Comece a aplicá-las agora mesmo no seu salão!
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