Toalha para Casa

Como remover mofo da Toalha?

A primeira coisa que dizemos a você é:
NÃO JOGUE A TOALHA FORA!
Ela ainda tem salvação e vamos mostrar algumas dicas super úteis para banir o mofo de todas as suas toalhas. Vamos lá?

Aí você está no chuveiro, super contente com o banho incrível que acabou de tomar e quando pega a toalha para se secar percebe que ela está cheia de pontinhos pretos. Essas bolinhas são fungos, conhecidos mais popularmente como mofos ou bolores.

A primeira coisa que dizemos é: NÃO JOGUE A TOALHA FORA!

Ela ainda tem salvação e vamos mostrar algumas dicas super úteis para banir o mofo de todas as suas toalhas. Vamos lá?

Por que o mofo é perigoso?

O bolor nada mais é do que um fungo em seu estado inicial de formação de colônias. Já o mofo é o estado avançado, um nível mais alto e mais complicado de conviver e principalmente combater.  

O mofo é uma substância que pode ser muito prejudicial à saúde, produzindo alérgenos e micotoxinas, substâncias que podem ser tóxicas e afetam principalmente pessoas potencialmente sensíveis, como alérgicos, bebês, crianças, idosos e outros indivíduos que tenham a saúde frágil, podendo agravar a asma e causar até mesmo infecções respiratórias graves.

Ainda assim, a exposição ao mofo pode irritar os olhos, nariz, pele, garganta e pulmões até mesmo das pessoas que não são alérgicas. Quem já tem esse problema tende a sentir coceira no nariz, nos olhos, coriza, dor na garganta, além de ficar tossindo e espirrando muito.

  • O principal causador desse mal? A umidade!

A umidade é a maior criadora de mofos e as toalhas ficam onde? No ambiente mais úmido da casa, favorecendo a proliferação desses bichinhos impertinentes.

Prevenir é melhor que remediar! 

Melhor do que descobrir uma forma de tirar o mofo das suas toalhas e saber que elas não serão pegas por esse monstrinho. Por isso, abrir sempre as janelas do banheiro e a porta após o banho ajudam a eliminar a umidade do local. Agora, o que fazer para que as toalhas não saiam contaminadas por conta própria? Fácil!

  • Lave as toalhas sempre separadas de outros panos e roupas. Outros itens utilizados na rua, como roupas, meias, etc., podem transmitir fungos para as toalhas;
  • Não coloque muito amaciante.O amaciante em excesso resseca a toalha ao invés de deixar mais macia e cria uma película ao redor das fibras que impede que a água penetre e realize uma lavagem profunda. Se ela não limpar, os fungos virão com tudo.
  • Seque as toalhas à sombra, mas em locais quentes, para que ela seque completamente. O sol é bom, mas tende a danificar as fibras e deixá-las ásperas;

E por último, mas não menos importante:

  • Lugar de toalha molhada é no varal. Nunca seque suas toalhas no box, ou penduradas no banheiro ou as deixe espalhadas pela casa. Após o banho, o banheiro fica úmido e se torna o local ideal para proliferação de fungos.

Não jogue sua toalha fora!

É possível remover os fungos de forma fácil, barata e ambientalmente responsável.

Dica 1: Vinagre.

O vinagre é um produto ácido capaz de inibir a proliferação dos fungos. Ele ajuda e muito a eliminá-los. Abaixo, duas dicas valiosas de como utilizá-lo.

  1. Coloque água quente em um balde ou na lavadora e coloque a toalha de molho;
  2. Adicione um copo de vinagre branco (para cada toalha) e deixe por 20 minutos, se possível, colocar no balde ao sol, funciona melhor;
  3. Após os 20 minutos lave a toalha normalmente, mas NÃO utilize sabões ou amaciantes;
  4. Depois que ela lavou uma vez e saiu todo o resíduo de vinagre, é hora de lavá-la normalmente, com o sabão de sua escolha.

Dica 2: Vinagre e bicarbonato de sódio.

  1. Mesmo processo: imergir a toalha na água quente, em um balde ou na lavadora mesmo;
  2. Coloque meia xícara de bicarbonato de sódio e deixe de molho por 20 minutos. Ao sol, se possível.
  3. Após os 20 minutos, adicione um copo de vinagre branco e deixe por mais 20 minutos;
  4. Depois disso, é só lavar normalmente COM sabão.

Dica 3: Toalhas brancas: açúcar e água sanitária.

  1. Faça uma mistura de 1 xícara de açúcar para cada 1 litro de água sanitária e mexa até dissolver;
  2. Coloque as toalhas de molho por pelo menos 1 hora;
  3. Lave normalmente COM sabão.
  4. Coloque as toalhas de molho por pelo menos 1 hora;
  5. Lave normalmente COM sabão.

É importante lembrar que a máquina de lavar também precisa de uma limpeza de vez em quando, né? Ciclo longo e 1 litro de água sanitária podem fazer milagres.

Curtiu? Faça o teste e conte pra gente!

Quer mais dicas como essa? Veja mais artigos clicando aqui.

Até a próxima!
Princesa Toalhas.