Toalha para Casa

Dicas caseiras e práticas para clarear toalhas brancas

Não existe nada parecido com a sensação de olhar para toalhas novas e estendê-las para serem usadas em seu banheiro, não é? Mas inevitavelmente – e muito infelizmente – elas começam a apresentar algumas manchinhas com o passar do tempo, independente do seu esforço para que isso não aconteça, e é super normal. 

Exatamente por entendermos tudo de toalhas e sabermos que uma hora ou outra elas vão surgir, nós separamos algumas dicas caseiras simples das próprias donas de casa (que também entendem tudo de limpeza) para clarear toalhas brancas e deixá-las como novas mais uma vez, removendo aquelas incômodas manchas de uso. Vamos lá? 

Antes das receitas: 

Antes de colocar as dicas que nós vamos dar em prática, é importante ressaltar que dependendo da mancha e do seu causador, uma pré-lavagem pode potencializar os resultados! 

Esta etapa depende também do tipo de tecido a ser higienizado, mas tratando-se de toalhas, você pode utilizar: 

Receita 1:

Ele já apareceu por aqui em outras dicas e, como é um produto pra lá de versátil tanto para cozinhar quanto para a limpeza e manutenção da casa em geral, ele vai estar presente em mais algumas dicas de hoje: o bicarbonato de sódio

Com o que fazer: Uma xícara de vinagre branco, meia xícara de bicarbonato de sódio e água quente o suficiente para cobrir as peças (as medidas de vinagre e bicarbonato são para cada unidade). 

O que fazer: Inicialmente, deixe a toalha de molho na água quente e bicarbonato de sódio por cerca de 30 minutos. Após esse tempo de molho, adicione o bicarbonato de sódio e inicie o ciclo de lavagem como de costume e deixe-as secar ao sol.

Receita 2: 

Bicarbonato de sódio em conjunto com o sal de cozinha podem ser uma dupla imbatível contra as manchas, e eles estão juntos nessa receita. 

Com o que fazer: Água quente (o suficiente para cobrir as peças), 5 colheres de sopa de sal refinado (aquele que você utiliza para cozinhar) e 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. A medida se destina a cada peça. 

O que fazer: Deixe as toalhas de molho na mistura por cerca de 5 horas, enxague-as em água corrente e então lave-as normalmente. 

Receita 3:

Essa é uma excelente hora para lembrar que o sabão líquido é o seu melhor amigo na hora de deixar as suas toalhas de banho mais macias, e se você não possui o produto nesta forma, basta dissolver o produto em pó em água quente. 

Com o que fazer: Uma tampinha de sabão líquido de sua preferência e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Essa medida é destinada a cada unidade a ser lavada. 

O que fazer: Deixe suas toalhas de molho na mistura por cerca de 6 horas, em seguida leve-as para a máquina de lavar e inicie o processo de lavagem normalmente, buscando sempre secá-las naturalmente.

Receita 4:

Você já viu que o bicarbonato de sódio é um forte concorrente na hora de deixar as suas toalhas mais brancas, mas o vinagre branco também pode funcionar sozinho. Confira a receita: 

Com o que fazer: Um copo de vinagre branco para cada peça a ser lavada e água quente. 

O que fazer: Deixe as peças de molho na mistura por cerca de 30 minutos, enxágue e dê andamento à sua lavagem normalmente.

Receita 5:

Para fechar com chave de ouro e toalha limpinha, a nossa última receita é potencializada por um velho conhecida e super multiuso produto: a água oxigenada

Com o que fazer: Meia xícara de água oxigenada e meia tampinha de sabão líquido para cada peça. 

O que fazer: Deixe as suas toalhas de molho na mistura por cerca de 30 minutos, e em seguida dê início à sua lavagem habitual. 

É bom lembrar: 

1. Nada de sabão em pó ou amaciante na lavagem de toalhas, isso endurece o tecido na secagem; 

2. Nada de misturar as toalhas brancas com outras cores na hora da lavagem; 

3. O tempo de troca ideal para as toalhas de banho de cada pessoa é de no máximo 3 dias, pois bactérias e germes podem se proliferar além disso; 

4. Evite compartilhar toalhas de banho, pois doenças oportunistas como conjuntivites podem ser transmitidas; 

5. Utilizar produtos muito agressivos podem desgastar e danificar o tecido, por isso, conte com toalhas de qualidade e produtos mais suaves. 

 

E então, qual das dicas você acha mais eficaz para deixar as suas toalhas super branquinhas? Teste as que escolher e conte-nos qual funcionou melhor para o seu caso, nós vamos adorar saber! 

Toalhas difíceis de recuperar? Visite a nossa loja online clicando aqui e renove o estoque da sua casa com peças de qualidade.