Toalha para Casa

Dicas caseiras para desencardir toalhas

Com o passar do tempo é comum que suas toalhas, tanto brancas quanto coloridas, fiquem manchadas ou marcadas, e isso não é necessariamente um sinal de má higienização, mas sim de que elas ficam em um ambiente bastante úmido, o que pode causar aqueles pontinhos pretos e outras manchinhas habituais. Por isso, nós viemos aqui com várias dicas caseiras para desencardir toalhas.

Seguindo as dicas abaixo, as quais separamos especialmente para lhe auxiliar na empreitada de fazer suas toalhas durarem mais, prometemos que é possível sim trazê-las de volta à vida. Preparado para ter suas peças prediletas como novas e não precisar se desfazer delas? Então vamos lá!

Na hora de lavar: o passo a passo

Para essa etapa da missão, os preparativos começam bem antes de colocar tudo na máquina – na verdade, algumas horas antes – onde você precisa deixar as toalhas manchadas de molho em água com o sabão de sua preferência, para tornar a limpeza ainda mais eficaz.

Em seguida, separando as toalhas brancas das coloridas – é importante lembrar também que não se deve misturar toalhas com outras peças, – coloque-as para lavar em água quente na média de 60º. Caso a sua máquina de lavar não tenha a função com água aquecida, você mesmo pode ferver a água em um recipiente e colocá-la na lavagem.

Acrescente ainda um copo de vinagre branco (cerca de 200 ml) e deixe essa solução descansar por volta de 20 minutos. Feito isso, você pode ligar a máquina e terminar a lavagem, sem o acréscimo de sabão ou amaciante desta vez.

Caso queira um resultado com toalhas mais cheirosas, você pode repetir a lavagem utilizando sabão em seguida.

E onde secá-las ao final do processo? Você pode optar tanto pela secadora quanto por um local seco e arejado, mas sempre evite estendê-las diretamente no sol, pois ele é responsável por desbotá-las e ainda pode ressecar as fibras do tecido, deixando sua toalha, antes tão macia, com o toque áspero.

Dica extra: essa dica pode parecer um tanto quanto estranha, mas não use amaciante na lavagem das suas toalhas! Além de não deixá-las mais macias como o prometido, a ação do amaciante pode ser bem diferente do que você espera que ele faça: ele pode diminuir o poder de absorção da toalha.

Mas o que utilizar então no lugar? Vinagre! E não, ele não vai dar mau cheiro nas suas peças, e além de fazer com que elas sequem com mais rapidez, o vinagre ainda ajuda a toalha a absorver o máximo de água possível após o banho, potencializando o seu resultado.

*É importante lembrar que essas dicas são válidas apenas para manchas que aparecem com o tempo e uso de suas toalhas, elas podem não se aplicar a manchas causadas por produtos químicos.

Na hora de usar: o que fazer e o que não fazer?

Usou a sua toalha ao final de um bom banho? Existem algumas dicas simples para você evitar problemas como o mau cheiro ou manchas de mofo, como:

1. Nunca deixe a sua toalha no banheiro após utilizá-la: Quando você toma banho, principalmente os quentes, tanto o seu banheiro quanto o ar do ambiente ficam úmidos, e para que a sua toalha seque corretamente é ideal que você a estenda em um local seco e com boa ventilação.

2. Troque de toalha regularmente: Não utilize a mesma toalha por um longo período de tempo, pois além de acumular impurezas ela ainda pode oferecer riscos à sua saúde por meio da presença de ácaros, bactérias e fungos, podendo prejudicar sua pele. O ideal é que cada morador da sua casa troque suas toalhas a cada 2 dias e utilize-as individualmente.

3. Lavagem: Essa é a parte mais fácil, afinal, nós acabamos de dar algumas dicas aqui em cima. No blog da Princesa Toalhas você ainda encontra outras dicas de lavagem, como remover mofo das toalhas), por exemplo.

Testou alguma das dicas? Então não esqueça de compartilhar com os amigos e nos contar qual delas funcionou melhor com você.