Toalha para Casa

Dicas de bordado para principiantes

Se você quer se aventurar em um novo passatempo, a Princesa Toalhas tem uma dica: Bordado! Muitas pessoas já descobriram o poder que essa atividade pode trazer à vida. Pois com ele você consegue relaxar, criar e, inclusive, ganhar renda extra. Confira neste post blog dicas de bordado para principiantes.

Mas antes de iniciar as dicas, vamos expor os 5 principais benefícios do bordado, essa terapia feita à mão:

  1. Reduz o estresse
  2. Exercita o cérebro
  3. Ajuda na concentração
  4. Melhora as articulações
  5. Afasta a depressão

Então, pronto para ter todas essas vantagens na sua vida? Para iniciar no bordado artesanal não é preciso de muitos equipamentos e ferramentas caras. Mas é importante conhecer as principais dicas, para fazer peças com bons acabamentos e evitar gastos desnecessários com produtos.

A escolha do tecido

Primeiramente, escolha o tecido a ser usado. Normalmente é utilizado o de algodão ou etamine, porém a escolha vai depender da técnica empregada. É de extrema importância optar por tecidos de boa qualidade, para ter o resultado perfeito.

  • Algodão: Tecido 100% algodão é uma ótima escolha, pois é plano, tem uma boa qualidade, além de facilidade na passagem da agulha e da linha.
  • Linho: Ele é apreciado por sua resistência, durabilidade e conforto.
  • Seda: Bordado com linhas finas, pérolas, vidrilhos e lantejoulas merece um tecido delicado.
  • Etamine: Possui uma trama perfeitamente regular que permite contagem simples dos fios.
  • Cânhamo: Existe o cânhamo fino para fins mais delicados e o cânhamo grosso para toalhas de mesa e peças menos delicadas como cortinas, sacolas e bolsas.
  • Vagonite: Semelhante ao etamine, porém com trama mais fechada.

A escolha das linhas

Em seguida vamos as linhas. É preciso adquirir a linha certa para cada tipo de bordado.

  • Linha de meada: Utilizada para fazer bordados em geral, mas especialmente o ponto cruz, ponto folha, ponto cheio e vagonite.
  • Linha de crochê: Por ser bem mais grossa, esse tipo de linha é uma boa opção para criar detalhes maiores.
  • Linha para ponto russo: Exclusiva para esse tipo de ponto.
  • Fitas: Elas também são consideradas linhas e com fitas é possível criar lindos bordados como o vagonite e as flores.

Dicas práticas para conseguir bordar

Na hora de colocar a mão na massa, o bordado pode não desenvolver. Por isso, listamos 5 dicas práticas para conseguir bordar, mesmo aquelas pessoas que não nasceram com o dom do artesanato.

1 – Segure corretamente: O dedo indicador e o médio ficam juntos, como se fosse uma pinça, o polegar se junta com o anelar, formando outra pinça, e o mindinho fica de apoio. No meio das duas pinças formadas com os dedos, posicione o tecido. Sua mão vira um bastidor para bordado. Borde na parte onde o tecido fica bem esticadinho e não terá erro.

2 – Agulha: Todo o movimento feito com a agulha começa na parte de cima do tecido e termina em cima dele também. Não existe começar espetando de cima para baixo, pois o tempo perdido colocando pra baixo e puxando, é demais.

3 – Pecinhas: Para pegar as pecinhas, utilize a mesma mão que segura a agulha. Soltar o tecido para pegar o acessório a ser bordado é perda de produtividade.

4 – Permanência: A posição da primeira dica deve se manter o tempo inteiro.

5 – Constância: Uma mão na peça, em posição de bastidor, e a outra na agulha, sempre. 

Tipos de bordados

Como você pode ver na imagem, existem inúmeras técnicas de bordado livre. Mas não é preciso saber de todos, basta se especializar em alguns deles. Para isso, busque informações através de vídeos no YouTube e em outros meios.

Transferência da imagem para o tecido

É possível encontrar diversos gráficos na internet, desde os mais simples até os mais complexos. Fazer a transferência dessa imagem para o tecido que deseja bordar é indispensável, pois será o seu guia em todo o processo.

Então, use papel carbono próprio para tecido sobre a área desejada. Em seguida posicione a imagem sobre ele e, para manter tudo no lugar, use alfinetes e então trace o desenho com uma caneta.

E está pronto para iniciar o bordado com a técnica que você escolheu.

Inspirações: bordado em pano de prato

Inspirações: bordado em toalhas

Toalhas e panos de prato no atacado

Como você já sabe, nós, da Princesa Toalhas, somos especialistas em toalhas e panos de prato, com preços direto de fábrica. E, para colocar todas essas dicas de bordados em prática, conte com nossos produtos. São diversos modelos, cores e opções para você personalizar e vender.

Acesse aqui e compre sem sair de casa. 

Você também pode ser um revendedor da Princesa Toalhas, clique aqui para ver todas as vantagens.