Dicas para Salão de Beleza

Programa fidelidade: dicas para implementar no seu negócio

O mercado de barbearia e salões de beleza estão em crescente concorrência. São muitas opções e preços competitivos no mercado e existem algumas soluções práticas e baratas para manter o seu cliente e fazê-lo voltar, além de oferecer um ótimo serviço e ter bons profissionais, é claro.

Uma das soluções para o negócio é o programa fidelidade, que tem por objetivo oferecer vantagens exclusivas para os seus clientes, como recompensas, ofertas especiais, pacotes gratuitos, entre outros.  

Uma pesquisa realizada pela Newsroom em 2016, apontou que, clientes fidelizados gastam 18% a mais no negócio em que estão cadastrados, do que os outros clientes que não participam de um clube de vantagens, por exemplo. E se você pensou que, esse tipo de oferta são para segmentos como postos de combustíveis, supermercados e lojas de roupas, está enganado! Seu salão de beleza ou sua barbearia podem oferecer maneiras exclusivas para recompensar seus clientes fiéis com benefícios exclusivos. Tem oportunidade para todos os negócios na ação do programa de fidelidade!

Mas, como fazer? Como atrair esses clientes e convencê-los? Por onde começar?

Separamos algumas dicas para você conhecer os benefícios, pensar na estratégia e algumas ações para investir e começar a oferecer o programa de recompensas agora mesmo para os seus clientes.

1- Conheça bem o seu público

É o primeiro e mais importante passo. Você precisa conhecer de fato o que o seu cliente quer, o que ele espera ao realizar o serviço com você e como gostaria de ser recompensado. 

Uma boa maneira de se aprofundar mais no seu público-alvo é realizar pesquisas, oferecer alguns produtos relacionados com o que você vai utilizar para recompensar, criar listas de desejos e até mesmo, conversar com o seu cliente. Entenda sua personalidade e quais são suas dores no segmento. Só assim você conseguirá oferecer um benefício que “brilhe os olhos” do cliente que você vai fidelizar.

2- Depois de conhecer o seu cliente, decida como será o seu programa fidelidade

Outro passo importante na hora de realizar uma ação como um programa de recompensas, é escolher como será realizado. Depois de coletada as informações do seu público-alvo, fica mais fácil saber o que pode ser oferecido e quais as formas do cliente participar.

Existem vários tipos de programas de fidelização, mas para salão de beleza e/ou barbearia, os mais recomendados são:

  • Cartão fidelidade: é o mais conhecido e usado pelos empreendedores. Muito simples de usar, o cliente ganha um cartãozinho e a cada novo serviço, é registrado no cartão. Quando chegar a um número determinado (o recomendável é chegar em dez registros), ele recebe a recompensa oferecida pelo espaço.
  • Sistemas de Fidelidade: se o seu negócio possui um sistema online de gestão, é possível utilizar ele ao seu favor para os programa fidelidade! Isso porque, uma outra forma de recompensar o cliente, é o consumidor cadastrar o CPF no sistema e todo o serviço que ele realizar fica registrado ali. No mais, é o mesmo processo do cartão fidelidade. Quando chegar no número estipulado, ganha a recompensa.
  • Parcerias com outras empresas: Tem o contato de uma padaria perto do seu salão? Uma clínica de estética especializado que as mulheres adoram? Que tal entrar em contato com os outros empreendedores e criar uma rede de parceria? Assim, é possível trocar indicações e criar um programa de ‘coalizão’, isto é, uma parceria entre empresas que oferecem serviços complementares. O cliente consome/realiza serviços em locais que fazem parte do programa para conseguir pontos e cada empresa oferece um benefício diferente, totalizando os pontos necessários, o consumidor escolhe o que mais lhe agrada.

3- Estabeleça regras simples e claras para os clientes participarem 

Regras complicadas e cheias de burocracia não tem vez! O cliente gosta e precisa de ações que facilitem o seu dia a dia. Ele não quer se incomodar para ganhar um bônus. E se for preciso, ele prefere desembolsar e abrir mão de uma vantagem exclusiva do que participar de ações que tomarão o tempo dele ou que ele simplesmente não entenda. 

Lembre-se também que será preciso administrar as adesões ao programa fidelidade. Ou seja, o que for complexo para o cliente, será complexo para você. Crie um regulamento simples e faça com que a adesão seja rápida e fácil. Por exemplo: optou para o cartão fidelidade? “Junte 10 carimbos no cartãozinho e ganhe um corte de cabelo grátis”. Tranquilo, não é mesmo? E quem não gosta de ganhar uma produção no visual totalmente gratuita? Fica a dica.

4- Entendeu as dores do cliente? Escolheu o seu programa fidelidade? Estabeleceu as regras? Hora de escolher o que você vai oferecer!

Esse é o momento de escolher o benefício que você vai oferecer para o cliente. Depois de entender o seu público-alvo e escolher o que melhor se encaixa para o seu negócio, chegou a hora de escolher o serviço que você oferecerá como recompensa. Não se esqueça de avaliar os custos também. Claro que, abrir mão de um serviço pago para fidelizar um cliente e fazê-lo voltar mais e mais vezes é vantajoso, mas cada empreendimento tem uma realidade e possui suas necessidades, não é mesmo?

Algumas ideias para salão de beleza, por exemplo são: uma sessão de pedicure e manicure, um corte de cabelo, uma escova. Se o salão oferecer serviços estéticos: uma sessão de design de sobrancelha, uma limpeza de pele, entre outros. Para as barbearias: uma sessão de barba, uma sessão de podologia se o local oferecer o serviço, brinde de produtos selecionados para os cuidados da barba e do cabelo, etc. Pense bem e mãos a obra para colocar a campanha em ação!

5- Crie um nome bem legal e comece a divulgação

Um nome original para a ação sempre chama a atenção das pessoas. Crie algo para chamar de seu. Que os clientes leiam e saibam que possui a identidade do seu espaço e dos seus serviços. Um nome criativo desperta a curiosidade e o interesse dos clientes em participar do seu programa fidelidade. 

Quando estiver tudo pronto, acertado os detalhes, é hora de divulgar para que mais e mais pessoas saibam do programa de recompensas que você está oferecendo. Faça uma campanha nas redes sociais, coloque um cartaz no seu salão, faça o famoso marketing “boca a boca”, mas não deixe a oportunidade passar batido.

E agora, pronto para implementar o programa fidelidade no seu negócio e trazer ainda mais clientes fiéis para realizar os serviços que você oferece? 

Depois que você colocar em ação essa campanha, conta para a gente lá no nosso Instagram o que você fez e qual foi o resultado.

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