Dicas para Salão de Beleza

Saiba como reajustar preços sem perder clientes

“Como fazer reajuste de preço do meu serviço e não perder clientes?”. Certamente você já passou por essa situação e imaginou que seria impossível subir o custo e não desapontar fregueses. Mas, neste texto blog, você verá que é possível reajustar os valores sem decepções.

Porém, antes de entrarmos nas dicas, é preciso deixar claro que as sugestões que listaremos aqui servem para os reajustes que acontecem por necessidade, seja por momento de crise ou porque aconteceram algumas mudanças nos fornecedores, e não por mera ostentação.

Previsão de custos

A fim de evitar que você passe por essa situação de reajuste de preço com frequência, faça uma previsão antes de lançar uma alteração. Afinal, ter mais do que uma mudança no mesmo ano é desgastante para ambos os lados e ninguém está disposto.

Portanto analise e pesquise, e assim será possível fazer mudanças na tabela de preços por período, pulando 2 anos, por exemplo.

#DicadaPri: Essa é uma dica que é uma ‘previsão’, pois não dependerá apenas dos cálculos, mas sim da economia do país e do mundo.

Quem avisa, amigo é

Como já diz o ditado popular, você deve manter os clientes informados sobre os reajustes nos preços. Mas não basta avisar na hora do pagamento, pois o freguês pode estar com o dinheiro contado e essa situação não será confortável para ninguém.

Além disso, ao ser informado no ato do atendimento, pode passar a impressão de que houve uma tentativa de omitir o aumento. Por isso, avise-o com antecedência. Dessa maneira ele não será pego de surpresa e não criará uma experiência de insatisfação.

Para comunicar todos os clientes, use os canais de comunicação. Como por exemplo: grupo ou lista de transmissão no WhatsApp, postagens no feed e stories do Facebook e Instagram, e-mail e, se for o caso, até mesmo fixar cartazes no interior do estabelecimento.

#DicadaPri: Neste comunicado é importante deixar claro que o reajuste de preço passará a ser válido a partir da data X.

Benefícios evidentes

Mesmo que o reajuste de preço não tenha relação com investimento visível, como por exemplo o aumento do espaço físico ou a troca de equipamentos, torne os benefícios do seu espaço evidentes.

Explore seus diferenciais competitivos e chame a atenção do público, assim, eles estarão dispostos a pagar a mais. Pois o cliente quer ver as vantagens que ele ganhará e não está interessado se os seus fornecedores aumentaram os preços.

Por isso, além de abusar dos seus diferenciais, sejam eles: excelência no atendimento, especialização em um tipo de serviço, produtos exclusivos, novas técnicas ou agenda flexível, é essencial promover melhorias no seu estabelecimento. Ter as toalhas sempre impecáveis é uma maneira simples e barata do freguês contemplar um ganho.

#DicadaPri: Na Princesa Toalhas nós garantimos as melhores toalhas com o menor custo do Brasil. Confira aqui.

Leve mais e pague menos

Por certo você já comprou algo pelo simples fato de uma promoção com o chamariz ‘leve mais e pague menos’. Essa é uma oportunidade também para o seu negócio e pode ser aplicada da seguinte maneira: “se ao invés de renovar o pacote de pé/mão por dois meses, você renovar por quatro, consigo manter a tabela anterior ou diminuir o percentual de aumento”.

Adicionar condições especiais para clientes fiéis é outra estratégia que funciona perfeitamente para um reajuste de preço, uma vez que a pessoa tem a sensação de que está ganhando algo. Aqui você pode possibilitar que ele parcele em mais vezes ou tenha descontos maiores.

Prontinho! Seguindo os quatro passos listados acima, você poderá fazer o reajuste de preço sem perder clientes. Aqui no blog da Princesa Toalhas você encontra mais orientações para o seu negócio triunfar. Clique aqui para conferir.

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