Dicas para Salão de Beleza

Segredo revelado: como ser uma manicure de sucesso em 8 passos

Você é manicure ou está pensando em empreender nesse ramo da beleza?

Certamente você tem ao menos uma pessoa que te inspira, e chegar ao nível dessa sua inspiração parece impossível. Afinal, ela é a maior especialista no assunto. Se eu te contar que é possível sim chegar na mesma posição que a sua musa inspiradora e ser uma manicure de sucesso, você acreditaria?

Pois é exatamente isso que vamos te revelar neste post blog da Princesa Toalhas. Continue a leitura e descubra todos os segredos que desvendamos para ser uma manicure de sucesso.

Antes de mais nada, temos que destacar o quanto o ramo da beleza no Brasil é essencial. Somos o terceiro país no mundo que mais investe em cuidados pessoais. Por tanto, este é o setor certo para você que quer empreender e ter sucesso. Números divulgados pela Euromonitor, mostra que o mercado de unhas movimentou cerca de US$ 5,9 milhões no mundo em 2019, com previsão de aumento de 17% até 2023.

Pronta para ser uma manicure de sucesso? Então, confira as dicas e coloque em prática o quanto antes:

1 – Profissionalismo:

Ter profissionalismo nesse setor é ser muito cuidadosa, tanto com atendimento quanto com os materiais. Portanto, depois de cada atendimento, esterilize, limpe e arrume tudo. Cuide do seu uniforme, tenha uma estrutura adequada para executar o seu trabalho. Tudo isso mostra a quão profissional e dedicada você é.

Desse modo, tenha uma gama de cores de esmaltes, conheça técnicas diferenciadas e possua todos os materiais necessários. As toalhas, assim como todos os demais equipamentos, sempre em ótimo estado de conservação. Caso precise renova-las, conte com a Princesa Toalhas – que é especialista em toalhas com preços direto de fábrica! CLIQUE AQUI PARA COMPRAR.

2 – Atendimento:

Sempre comece o seu atendimento no horário combinado, pois ninguém gosta de esperar. Para que isso seja possível, você terá que educar aquelas clientes que costumam se atrasar. Deixe claro, desde o momento que ela reservou o horário, de que é tolerável chegar no máximo 10 minutos depois, por exemplo.

Se ultrapassar o tempo estipulado, e você perceber que não será possível atender ela com o tempo hábil para o próximo horário, remarque. Não deixe que um cliente que chegou atrasado, atrase o seu trabalho com o próximo freguês.

Mas eventualmente a cliente vai esperar. Seja porque chegou mais cedo ou aqueles minutinhos para que você ajeite as coisas do último atendimento. Por isso é indispensável ter algo para que ela passe o tempo. Ter uma televisão ligada, um cafezinho e a senha do wi-fi exposta, funcionam muito bem.

3 – Promoções:

Fazer promoção não significa que o seu faturamento ficará baixo. Um ótimo exemplo é o Cartão Fidelidade, na qual depois de cinco atendimentos, o cliente ganha o sexto gratuitamente. Este brinde será algum procedimento que ele sempre faz.

Verifique qual o dia mais fraco de atendimentos no seu salão e informe seu cliente que esse mimo poderá ser usado em um dia específico da semana.

4 – Controle o seu negócio:

É importantíssimo que haja controle tanto da sua agenda quanto do seu fluxo de caixa, pois ambos estão interligados. Faça cálculo das entradas e administre os seus gastos e despesas.

Para te ajudar, use agenda. Já falamos lá no Instagram da Princesa Toalhas sobre como organizar uma agenda de horários. Clique aqui para conferir. Dessa forma você saberá que, por exemplo, se a cliente vai colocar unha, um procedimento que leva cerca de três horas, não será possível agendar outro serviço durante esse período.

Anote o nome, o serviço (com preço) e o horário de cada atendimento. A partir desse momento que você agenda e coloca o valor que vai receber, é possível ter uma visão do quanto vai entrar naquele dia, semana e até no mês. 

5 – Tenha um trabalho de excelência:

Prestar um bom trabalho é fundamental. Mas como saber se o serviço está sendo bom? Seja muito autocrítica, se cobre e tenha ética profissional também nas redes sociais.

Um bom termômetro sobre o seu trabalho acontece quando a cliente vem até o seu salão, sai para a rua e volta. Mais do que isso, ela traz novas pessoas para você, pois fala bem e as amigas veem aquele trabalho fantástico e vão pedir indicação.

Além do serviço bom e legal para mostrar, é essencial investir em cursos e aperfeiçoamentos. A área da beleza, como falamos no início desse texto, está crescendo muito a cada ano. Então, novas técnicas surgem a todo momento. Para fazer um ótimo trabalho é preciso se qualificar e treinar. 

6 – Relacionamento:

Ter um bom relacionamento com os clientes é outro segredo para ser uma manicure de sucesso. Pois muitas pessoas não vão no salão só para fazer as unhas, elas querem conversar, mostrar as fotos dos filhos, ser ouvidas e passar um tempo feliz.

Mas para que isso aconteça é necessário ouvir e se abrir com cada uma. Se ela escolheu você para cuidar dela, você é especial. Afinal cuidar das unhas é embelezar o ego e a autoestima.

7 – Divulgue:

Como diz a frase “quem não é visto não é lembrado”. Se você não divulgar, como as pessoas vão saber que você faz aquilo?

Apesar do boca a boca funcionar muito bem, estar nas redes e atualizar diariamente é importante para expor o seu trabalho. Além disso, é através das redes sociais que será possível compartilhar. Crie um perfil profissional e se possível não misture com o pessoal. 

8 – Atualização:

Fique por dentro de todas as novidades e lançamentos do mercado para trazer para dentro do seu trabalho. Verifique tendências de cores, da estação, moda e passarela, pois a unha está ligada a tudo isso. A cliente quer e espera estar dentro da moda que ela viu em alguma influencer e você tem que ter para oferecê-la.

A partir do momento que você quiser ser uma manicure de sucesso, estes são os passos.

Gostou desse conteúdo? Acesse o Blog da Princesa Toalha e veja mais dicas para você e seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *