Toalha para Casa

7 erros comuns na hora de lavar toalhas de banho

Toalhas desbotadas, toalhas duras, toalhas que não secam. Estas são só algumas das reclamações provenientes dos sucessivos erros ao lavar toalhas. Como fazer para que suas toalhas fiquem sempre novinhas, macias, cheirosas e, principalmente, sequem bem? Entenda porquê e aprenda a lavá-las corretamente com alguns truquezinhos caseiros super úteis.

Erro 1: Lavar errado logo na primeira lavagem

Normalmente a coisa já começa errado logo depois de comprar, pois muita gente fica ansioso para usar a toalha nova e a coloca no banheiro sem lavar primeiro. Não façam isso! É importante retirar as impurezas das fibras provenientes do processo de fabricação, do transporte e até da exposição na loja. Então a dica é, não só lavar, mas ter um cuidado diferente com a sua toalha nova.

Dica caseira: Coloque a toalha nova de molho em 3 colheres de bicarbonato de sódio por pelo menos 1 hora para manter a maciez e retirar a goma da produção. Depois lave sua toalha (pode ser na máquina) somente com sabão neutro e uma colher de vinagre, para manter a cor por mais tempo. 

Erro 2: Sabão em pó

Usar sabão em pó em excesso não vai limpar a toalha, mas sim criar uma camada de resíduos que obstrui as tramas do tecido, fazendo com que ela fique dura e perca aquele toque macio que tanto gostamos.

Dica caseira: Que tal fazer seu próprio sabão líquido? Você sabia que alguns sabões possuem inúmeros compostos nocivos à nossa saúde? Fazendo o seu próprio sabão você saberá exatamente o que está colocando nas suas roupas e na sua pele, além de economizar dinheiro e reduzir os impactos ambientais. 

Aqui você encontra uma dica maravilhosa da Cristal Muniz, do blog Um Ano Sem Lixo, e pode fazer seu sabão em casa de forma fácil, barata e sustentável. Nós testamos e super aprovamos!

Erro 3: Usar amaciante

A maioria acha que não mas o amaciante é o maior vilão das toalhas macias. Isso porque ele cria uma camada impermeável na toalha que faz com que ela não enxugue, além de não amaciar nadinha, pelo contrário, amaciante deixa a toalha ressecada.

Dica caseira: Que tal substituir o amaciante por vinagre? Você vai perceber a diferença na absorção logo na primeira lavagem.

Erro 4: Lavar com outras peças

Outros itens do vestuário podem conter zíperes, botões ou detalhes que podem puxar fio da toalha e acabar deixando ela com “cara de velha” antes da hora. Além do mais, toalha de banho é utilizada para secar todas as regiões do corpo e outras roupas entram em contato com diversos microrganismos como fungos, germes e bactérias da rua que podem contaminar sua toalha e, consequentemente, você mesmo. Então, a dica é separar as toalhas da semana e fazer uma maquinada só delas.

Erro 5: Lavar pouco

As pessoas pensam que quanto menos lavar, mais a toalha vai durar. Na verdade quanto menos lavar mais germes e bactérias podem se proliferar nas fibras e causar alergias e outros probleminhas de saúde. Além disso, os fungos criam aqueles pontinhos pretos e, se você não souber lavá-los, vai acabar jogando a toalha fora antes da hora. Por isso, recomendamos que suas toalhas de banho sejam trocadas e lavadas a cada 3 usos ou de 2 em 2 dias.

Dica caseira: Para aprender a tirar mofo da toalha, clique nesse texto. Você vai encontrar várias dicas e fazer sua toalha durar muito mais tempo. 

Erro 6: Encher demais a máquina

Outro erro comum é encher a máquina de lavar até a tampa. É preciso de um pouco de espaço para que a máquina consiga realizar suas funções com excelência, por isso recomendamos utilizar somente 80% do volume para que ela consiga lavar e enxaguar suas toalhas completamente.

Erro 7: Secar ao sol

Para completar, depois de usar amaciante nas suas toalhas você as coloca para secar ao sol, acertamos? Não faça isso, o sol até mata alguns germes que estiverem nelas, mas ele ajuda a ressecar demais as fibras, deixando o toque áspero. 

 

Agora que você já sabe tudo sobre como lavar suas toalhas, compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam!