Toalha para Casa, Toalha para Hotel, Toalha para Salão de Beleza

Como faço para uma toalha parar de soltar fiapos/pelos?

Você provavelmente já deve ter se frustrado ao encontrar fiapos de toalha em uma roupa comum, ou em qualquer outro lugar que não fosse a própria toalha. Esses fiapos ou fibras são popularmente conhecidos como “pelos” e se soltam porque durante o processo de fabricação dos fios, algumas fibras ficam muito curtas, o que impede a sua retirada.

O problema pode ser resolvido após algumas lavagens, mas nem sempre isso acontece. Para que você não tenha mais dores de cabeça com isso, listamos abaixo algumas dicas que irão te ajudar a remover os tais pelos.

As primeiras lavagens.

Pequenas coisas, antes mesmo de utilizar a toalha, podem ser fundamentais para resolver esse problema. Se você quer ter toalhas fofas e macias, mas que ao mesmo tempo não soltem fiapos, esqueça o amaciante comum.

O amaciante deveria ser seu melhor amigo, tendo em vista que é o principal responsável por deixar as toalhas super cheirosas. No entanto, ele não é recomendado nas cinco primeiras lavagens, pois o amaciante reveste as toalhas com uma camada que as torna menos absorventes. Você pode substituir amaciante por vinagre branco, acrescentando, no último enxágue, um copo de vinagre branco no compartimento destinado ao amaciante.

Espera-se que após as três primeiras lavagens o problema seja solucionado, então antes disso não misture as toalhas com roupas comuns e as separe por tons, pois além dos resíduos de pêlos, é comum soltar tinta nessas primeiras vezes. O vinagre branco também dá uma mãozinha para segurar a cor das toalhas por mais tempo.

Esqueça o molho.

Deixar a toalha de molho, principalmente quando nova, pode fazer com que os fiapos se soltem muito mais facilmente das fibras. O molho só é recomendado nos casos em que é preciso tirar mofo da toalha, o que não acontece com toalhas novas. A dica de como tirar mofo de toalha você confere clicando aqui.

Lavagem com ingredientes da cozinha.

Você já lavou sua toalha pelas primeiras vezes e não fez nada disso? Ou fez, mas não adiantou? Relaxe, pois nem tudo está perdido. Nem sempre o problema será resolvido somente com as primeiras lavagens. Nestes casos, existem produtinhos básicos da nossa cozinha que você pode utilizar nas lavagens do dia a dia que irão solucionar o problema.

Sabe o vinagre? Ele continuará sendo seu forte aliado, pois além de temperar a sua salada, ele ajuda a remover produtos químicos que tornam as toalhas menos absorventes quando estão novas. Remover esses produtos, consequentemente, ajudará a soltar os fiapos que ainda não saíram e você vai se livrar de vez desses pelos indesejáveis.

O bicarbonato de sódio é um elemento coringa da nossa cozinha que também pode ajudar. Nessa dica o vinagre não será necessário. Você deve misturar meia xícara de bicarbonato de sódio com água e adicionar a mistura à lavagem. Isso deve reduzir a queda de fiapos e ainda deixará suas toalhas mais fofas.

Você também pode tentar misturar os dois ingredientes e inserir em sua máquina ou tanquinho no momento do enxágue, juntando uma xícara de vinagre branco e uma colher de bicarbonato de sódio diluído em água.

Outros truques.

Ao invés de recorrer à solução no processo de lavagem, você pode optar por utilizar-se de métodos com a toalha ainda seca. O primeiro deles é o rolo removedor de fiapos: ele é destinado a remover pêlos de animais e fiapos das roupas, mas pode servir para remover os fiapos das toalhas também. Esse rolo é revestido por um papel adesivo que, ao ser passado sobre a roupa, é capaz de puxar linhas e fibras. É um processo demorado e custará muitas folhas do rolo, mas é um opção para quem não vê saída.

O próximo método de remover os pêlos é um tanto quanto inusitado: consiste em esfregar aceleradamente um balão cheio de ar com a finalidade de gerar eletricidade estática. Ao esfregar o balão já sob efeito da estática na superfície da toalha, os fiapos devem passar para o balão. Para descartar corretamente os pelos do balão, deve-se colocar o mesmo sob a água para eliminar a estática e as fibras presas por ela ao balão. Evite fiapos no futuro borrifando a toalha com água para eliminar a estática.

Já utilizou esses e outros truques? Nos conte um pouco da sua experiência.