Dicas para Salão de Beleza

Como usar a internet para atrair clientes para salão de beleza/barbearia?

Estar presente nos canais digitais já não é, há muito tempo, uma escolha, mas sim, uma obrigação de quem deseja perpetuar no mercado. Nos ramos de salão de beleza e barbearia a concorrência é acirradíssima, por isso é preciso utilizar todas as ferramentas que estiverem à disposição para atrair clientes.

Por que os canais digitais são importantes?

Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), 230 milhões de brasileiros possuem smartphones e estão conectados à internet, então estar presente nas redes é primordial para interagir com o público e criar relacionamento.

Uma forma de atrair clientes para salão de beleza ou barbearia é investir em estratégias de marketing digital. Para isso, é preciso ter em mente que não se trata apenas de criar uma conta no Facebook e publicar alguns posts semanais. É muito mais do que isso.

Defina o perfil de seus clientes

Quem são eles ou elas? Qual a idade? Do que gostam? Qual a classe social? Trabalham ou desenvolvem alguma outra atividade? Faça uma lista de coisas que você sabe que eles gostam de fazer, preste atenção nos assuntos sobre os quais costumam conversar. Anote todos os itens que julgar importante, isso irá lhe ajudar quando for pensar no conteúdo que será direcionado a eles.

Defina os seus diferenciais

Faça uma autoanálise e repare nos elogios que seus clientes fazem ao seu salão e liste os motivos pelos quais eles sempre retornam. Essa análise irá lhe ajudar a definir as qualidades que deve explorar nos posts direcionados.

Mídias digitais que você pode utilizar

Muitos usuários buscam informações no Facebook, principalmente com relação ao horário de atendimento e canais de contato, então é importante deixar todas as informações atualizadas e caprichar nas postagens semanais. 

O Instagram é o grande queridinho das redes sociais. Artistas, blogueiros, empresários de todo o mundo estão presentes no Instagram, onde compartilham sua rotina e falam sobre os mais variados assuntos. Na conta do seu negócio você poderá mostrar o dia a dia no salão, fazer posts com dicas rápidas, stories para divulgar alguma ação em tempo real e até fazer sorteios e promoções. Não esqueça de utilizar as #hashtags para direcionar o conteúdo ainda mais para aqueles interessados no assunto.

Quem nunca fez aquela busca no Google e apareceu algum blog com as respostas escritas? Então, essa plataforma é bastante útil para compartilhar conteúdo que precise ser desenvolvido mais detalhadamente. 

Você provavelmente tem alguns produtos para vender no salão ou barbearia, não é mesmo? Que tal abrir uma loja virtual para comercializar esses produtos? É importante que seu cliente encontre você em todos os canais, e uma loja online pode ser bastante rentável. Vale à pena estudar essa possibilidade.

  • E-mail marketing

Sabemos que parece algo que as pessoas odeiam, e é mesmo, mas somente quando elas não pedem para receber. O e-mail marketing é bastante eficaz quando o conteúdo é interessante e o próprio cliente escolhe se cadastrar para receber as atualizações em primeira mão. Além disso, é uma ótima maneira de manter contato com o cliente e deixá-lo sempre pertinho. Para incentivar as pessoas a se cadastrarem, que tal oferecer um desconto?

  • Impulsione posts

Uma das maiores vantagens das mídias sociais em um negócio são os dados coletados. As redes sociais permitem que você obtenha diversas informações de seu público-alvo e assim delimitar melhor as estratégias e locais para patrocinar os posts.

  • Incentive os clientes a marcar o salão nos posts

Parece inconveniente, mas não é. A maior parte das pessoas já está acostumada a divulgar os locais que frequenta, por que não oferecer um mimo para que elas marquem o salão nos posts que já fazem naturalmente?

Faça diferente!

Crie programas de fidelidade que realmente sejam vantajosos para o cliente, organize eventos, faça um happy hour de vez em quando, dê a eles a oportunidade de compartilhar nas redes o quanto a experiência em seu estabelecimento supera as expectativas.  

Além de todas as ideias que demos acima, é importante lembrar que estes canais digitais são espaços de comunicação aberta com o cliente, então ele ficará mais à vontade em compartilhar suas experiências boas e também ruins, oferecendo informações valiosas para o crescimento de seu negócio.

 

Vamos colocar em prática?

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