Dicas para Salão de Beleza

Dicas para administrar e expandir salão de beleza

Pode parecer difícil, mas não é. Administrar um salão de beleza é mais fácil do aparenta ser, ainda assim, algumas ações e características são necessárias ao administrador. Pensando em facilitar sua vida, listamos dicas para administrar e expandir salão de beleza como um verdadeiro especialista. 

O que faz um administrador de salão de beleza?

O administrador é o responsável por gerenciar toda a parte de pedidos de produtos, funcionários, vendas, pagamentos, cobrança, divulgação do estabelecimento, controle de estoque, financeiro, agenda de clientes, reclamações, limpeza do local, atendimento, qualidade dos serviços, dentre outras funções relacionadas ao dia a dia de cada tipo de salão. 

Ufa! Quanta coisa não é? Acredite, é possível fazer tudo isso e ainda sobra tempo para fazer as unhas. 

Dica 1: Entenda o mercado

Para quem está começando ou deseja expandir seu negócio é de extrema importância conhecer o local no qual deseja instalar seu salão de beleza. Além disso, é preciso ter em mente seu modelo de negócio e os serviços que deseja ofertar, pois só a partir disso é possível definir o público-alvo e voltar todo o planejamento para atendê-lo com excelência. Ficar atento às novidades do mundo da beleza e atender a estas demandas ajudarão a manter seu salão sempre na mente dos consumidores. 

Dica 2: Organização e planejamento

Coloque no papel todas as coisas que precisa fazer e as separe por ordem de importância e urgência. Se você acabou de abrir seu salão de beleza, é importante pesquisar sobre o mercado da beleza, principalmente na sua região. Tendo esse conhecimento em mente, procurar os profissionais ideais é o próximo passo, o foco aqui deve ser encontrar aqueles cuja qualidade do serviço seja acima da média, afinal de contas, o sucesso de um salão de beleza depende do alinhamento de diversas características, no entanto, a excelência do serviço é o mais importante. 

Além disso, é preciso ter um contador de confiança para cuidar da papelada burocrática como folha de pagamento, receitas, etc. Vale à pena procurar alguém especializado no segmento de salões de beleza.

Dica 3: Preço x valor do serviço

Antes de definir os preços dos serviços que serão oferecidos é preciso calcular o valor agregado do serviço em si, mais os custos envolvidos, como material, água, luz, aluguel do espaço, dentre outros, e incluir a margem de lucro. Conhecer bem o público-alvo e o mercado também irá lhe ajudar a estabelecer a precificação ideal. O importante é cobrar um valor justo e que fique claro tudo que está envolvido nele.

Com relação ao controle financeiro, pode se dizer que é simples fazê-lo, porém nem sempre é fácil. Tenha em mente que é preciso receber mais do gastar. Para lhe ajudar, existem diversos softwares e aplicativos que podem cumprir essa tarefa e facilitar sua vida. Logo após encontrar o método de gestão financeira que mais funcione para seu salão de beleza é que você poderá pensar em novas ações e até investir em novos produtos, maquinário, etc. 

Dica 4: Gestão de clientes e funcionários

É importante que seu salão esteja disponível em todos os canais de comunicação, para que seu cliente possa lhe encontrar em qualquer local. Gerencie a agenda de atendimentos e tome cuidado com atrasos, adquira um software de agendamento online e mantenha o cadastro dos clientes sempre atualizado. Para garantir que essas funções sejam desempenhadas, os colaboradores precisam estar alinhados com os objetivos do salão. 

Para fazer uma boa gestão de funcionários é ideal que exista um canal de comunicação aberta com eles, para que estes se sintam livres para opinar e conversar sobre qualquer assunto. Esse tipo de cultura organizacional melhora em 200% a rotina de trabalho e transforma o salão em um local harmônico e agradável para todos.  

Uma última dica é manter os funcionários capacitados com o que há de mais moderno na área da estética e oferecer novos serviços trazendo sempre novidades. É legal que você faça rondas diárias pelo salão, converse com os clientes e mantenha uma relação de amizade com eles, melhorando ainda mais o relacionamento, tanto com eles quanto com os colaboradores.

Dica 5: Divulgue

Com todas as questões acima bem definidas é preciso mostrar às pessoas a que você veio. Elabore um plano de comunicação e divulgação de seu salão de beleza, defina a linguagem a ser utilizada para impactar o público-alvo de forma a convencê-lo a ter uma experiência no seu estabelecimento e também pense em estratégias para fidelizar aqueles que se dispõem a conhecer seus serviços. Você mesmo pode fazer isso ou terceirizar, contratar uma agência especializada ou uma pessoa com formação na área de publicidade e marketing para lhe auxiliar.

Uma boa dica de como fazer essa divulgação é utilizar as redes sociais, canais gratuitos que oferecem bastante alcance, além de ser uma mídia onde é possível divulgar o dia a dia no salão, os detalhes dos procedimentos, falar diretamente com o cliente, patrocinar posts direcionando-os a um público específico e preparar conteúdo exclusivo e de interesse das pessoas, como dicas de beleza, cabelo, maquiagem, etc. 

Administrar um salão de beleza não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, alinhando todos os aspectos acima fica muito mais fácil gerenciar o estabelecimento com tranquilidade, afinal, não é porque esta é uma responsabilidade que você não pode se divertir, não é mesmo?

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