Dicas para Salão de Beleza

Quantas toalhas por pessoa um hotel precisa?

Aprenda a calcular o número ideal de toalhas de hotel para seu estabelecimento.

Engana-se quem pensa que “muda de roupa” se refere apenas a roupa do corpo ou roupa de cama. Quem trabalha com turismo e hotelaria ouve com muita frequência essa frase também no que diz respeito a toalhas. Nesse texto ensinaremos você a calcular qual o número ideal de toalhas para seu hotel. Vamos lá?

Muda de roupa para hotel, o que significa?

A muda de roupa de um hotel é a quantidade de peças mínimas para satisfazer as demandas de cada quarto levando em consideração o número de hóspedes, a frequência de trocas e um número reserva caso aconteça algum imprevisto. Essas peças podem ser desde capa para colchão, fronhas e toalhas até roupões e pantufas. A essa muda de roupa costumamos chamar de “enxoval”.

Como calcular o enxoval ideal para cada quarto?

O número de peças do enxoval também pode variar considerando o estilo e as características do serviço prestado pelo estabelecimento. Por exemplo, um hotel 5 estrelas oferece roupas de cama, toalhas e afins, em número diferente que um hostel, por exemplo, fornece. Percebam que são dois formatos diferentes de hospedagem nos quais as preferências dos hóspedes são diferentes. Ter em mente estes formatos ajudará a fazer o cálculo do enxoval corretamente e assim manter a qualidade do serviço.

Primeiro de tudo é preciso saber qual o número mínimo de toalhas de hotel para satisfazer a demanda de uma quarto por diária.

A quantidade mínima de toalhas de banho por pessoa são 02 unidades. No banheiro deve-se colocar ao menos 02 toalhas para uso de cada indivíduo que estiver hospedado naquele determinado quarto. Ou seja, se houver duas pessoas hospedadas naquele quarto, serão 04 toalhas de banho. Já com relação às toalhas de rosto, 02 unidades por banheiro deve ser suficiente.

Normalmente, apenas 01 toalha de piso é colocada em cada banheiro. No caso dos hotéis que ficam próximo à praia, é interessante disponibilizar também uma toalha de praia por hóspede.

Importante: Faça as compras de toalhas de hotel contabilizando ao menos 03 unidades a mais do número de toalhas que vai em cada banheiro. Por exemplo, se cada hóspede utiliza 02 toalhas de banho, compre 06 unidades a mais, assim você estará mais do que preparado caso ocorra algum imprevisto ou o hotel esteja cheio.

Alguns hotéis optam por colocar toalhinhas de mão no banheiro. Mesmo de forma opcional, atitudes como essa podem elevar a imagem positiva do estabelecimento.

E não são só as toalhinhas de mão que se tornam detalhes importantes na diferenciação da marca. Disponibilizar outros itens como roupão, pantufas ou chinelos ajudam e muito na lembrança positiva de seu hotel.

Caso você não tenha condições financeiras para dispor destes itens, não há problema, o importante para todo cliente, por mais simples que seja o estabelecimento, é a qualidade do serviço e do atendimento. Capriche nesses dois e seu cliente voltará.

Troca de roupa. Quantas vezes por semana?

A frequência com que a troca da muda de roupa é feita também interfere no número mínimo de toalhas. Por exemplo, se as toalhas forem trocadas todos os dias, é importante ter 04 toalhas de cada item disponibilizado por habitação, pois enquanto uma muda de roupa está na lavanderia, a segunda está em uso e as outras duas estão de reserva para a próxima troca e caso haja algum imprevisto.

O enxoval todo deve ser trocado quando houver troca de hóspede. Caso não haja, é importante ressaltar que a troca diária demonstra preocupação com os cuidados de higiene do hóspede e também influencia muito a vida útil da peça, pois haverá um período de “descanso” entre um uso e outro, reduzindo o desgaste.

PEPS

A sigla PEPS significa: Primeira que Entra é a Primeira que Sai, e foi criado como um sistema de rotação de rouparia com o intuito de garantir o descanso máximo entre um uso e outro de cada peça. Ou seja, a primeira peça armazenada na rouparia, é a primeira que volta a ser usada, aumentando muito mais a durabilidade do enxoval.


Como vimos, o número de toalhas por hóspede pode variar. Encontre o que mais se encaixe no seu negócio e lembre-se: Tenha sempre uma muda de roupa extra.

Investir em um produto de qualidade evita que você tenha que fazer novos investimentos em um curto espaço de tempo.

Conheça nossa linha exclusiva de toalhas para hotéis clicando aqui.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *