Quando devo Trocar minhas Toalhas
Toalha para Casa, Toalha para Hotel, Toalha para Salão de Beleza

Toalhas, quando devo trocar?

Será que você cuida das suas toalhas e as troca na frequência certa?
Nesse texto falaremos sobre os cuidados com esse item indispensável para nossa higiene.

Quando chegamos daquele dia estressante e cansativo de trabalho só conseguimos pensar em uma coisa: um bom e demorado banho, não é?

Embora tomar banho seja umas das melhores sensações, se enxugar com uma toalha cheirosa e fofinha completa ainda mais o pacote de satisfação.

quando trocar toalhas

Mas, será que você cuida das suas toalhas corretamente e as troca na frequência certa?
Nesse texto falaremos sobre os cuidados com esse item indispensável para nossa higiene.

De quanto em quanto tempo devo trocá-las?

Toalhas são poderosas armazenadoras de fluidos corporais e também fungos e bactérias presentes tanto no corpo como no ambiente em si. Os banheiros principalmente, por serem locais úmidos e com pouca ventilação, incentivam a proliferação desses microrganismos.

quando trocar toalhas de banho

Para manter suas toalhas livres desses bichinhos, o ideal seria utilizar uma por dia, mas como lavar toalhas de banho todos os dias é inviável, recomenda-se que as toalhas sejam trocadas a cada 3 usos ou de 2 em 2 dias.

No caso dela cair no chão, troque-a imediatamente, para que nenhum microrganismo presente no chão entre em contato com a sua pele ou mucosas.

Para as toalhas de rosto as coisas são um pouco diferentes. Normalmente elas são utilizadas por mais de uma pessoa, portanto o compartilhamento de fluidos, seja na escovação de dentes, seja lavando as mãos ou o rosto, é muito maior. Por isso, o ideal é trocar suas toalhas de rosto e lavabo diariamente.

toalhas de piso quando trocar

O mesmo para as toalhas de piso. Por possuírem espessura mais grossa que as de rosto, acumulam mais umidade e por isso precisam de secagem completa antes do próximo uso, assim como as de banho.
Além disso, também por estarem em contato direto com os pés que também carregam impurezas do dia a dia.
Portanto, o ideal é trocar as toalhas de piso a cada 2 ou 3 dias.

Toalhas de uso Profissional

Para quem trabalha em salão de beleza, não é preciso falar da importância de lavar e secar muito bem as toalhas após cada uso.

Porque estas absorvem resíduos da química utilizada nos procedimentos, além de estarem em contato direto com o couro cabeludo dos clientes, podendo assim passar para outros alguns probleminhas de pele.

O cabelo também solta bastante umidade na toalha, portanto a higiene correta dos materiais de lavagem são primordiais para manter seu serviço impecável.

toalhas brancas e macias

O mesmo se aplica aos hotéis. Se o hóspede ficar mais de um dia no mesmo quarto, não há problema em trocar as toalhas a cada 2 dias. Caso contrário, você deve trocá-las diariamente.
É válido reforçar que o enxoval de Hotelaria reflete diretamente no cuidado que você tem com os hóspedes.

Cuidando das toalhas e da sua saúde

Para que suas toalhas estejam sempre limpas, lavá-las com água a 60º C por cerca de 30 minutos garante que elas ficarão totalmente livres das bactérias.

Isso porque a temperatura normal da água nem sempre é capaz de acabar com todos os microrganismos. Secar sua toalha ao sol e usar ferro de passar também funciona se seu foco é deixá-las à prova de fungos.

Após o banho, tente sempre que possível estendê-las abertas no varal.
Não seque no box, nem pendure em ganchos, pois a umidade do banheiro impedirá que elas sequem por completo, favorecendo a proliferação de fungos. Tenha sempre a sua própria toalha, e nunca as deixe sobre a cama.

toalhas de banho quando trocar
Falando neles…

Uma boa opção para eliminar as bactérias e fungos e poder utilizar a toalha por mais de dois dias é secá-la ao sol.

O único problema de secar ao sol é que a vida útil da sua toalha pode reduzir, levando em conta que o contato direto e prolongado com o sol endurece as fibras e compromete a cor original. O segredo é o equilíbrio.

Deixe um tempo no sol para que o calor elimine os microrganismos e termine de secar à sombra em local arejado. Assim, sua toalha se manterá como nova por muito mais tempo.

Se você mora em apartamento, tente colocar suas toalhas próximo à janelas nos momentos em que haja sol nestes locais. Se não for possível, deixe secar no ambiente mais arejado que conseguir, exceto pendurada no box, pois a umidade do banheiro favorece a proliferação de fungos e bactérias que podem causar inúmeros problemas de saúde como DSTs, conjuntivite, irritação na pele, espinhas e infecções.

De quanto em quanto tempo devo comprar toalhas novas?

Chega um momento da vida útil das toalhas que lavar já não é mais suficiente para limpá-las totalmente. Por isso, observando o estado de conservação de cada uma, o ideal é comprar novas de um a três anos. Se você usa muito, como em hotéis e salões de beleza, deve substituí-las anualmente.

Viu como é fácil cuidar das suas toalhas?

Aubrey Plaza Smile GIF by The Late Show With Stephen Colbert - Find & Share on GIPHY

Para mais informações sobre cuidados acesse https://blog.princesatoalhas.com.br/

Até a próxima!
Princesa Toalhas