Toalha para Casa

Você precisa conhecer essas técnicas para tirar mofo de pano de prato

Um dos principais acessórios da cozinha é o pano de prato, já percebeu? Precisamos dele sempre por perto, para finalidades variadas. Mas apesar de muito úteis e necessários, essas peças acumulam sujeiras e proliferação de fungos e bactérias. Por isso, é preciso trocá-los diariamente e lavá-los separadamente.

Contudo, para manter a higiene e preservar seus paninhos é preciso ter alguns cuidados. Pois, com o passar do tempo, os terríveis pontinhos pretos aparecem. Portanto, listamos 9 dicas caseiras de como tirar mofo de pano de prato com facilidade. Confira:

1 – Bicarbonato de sódio

De fato, tínhamos que começar as dicas com ele que é o queridinho das cozinhas: Bicarbonato de sódio.

Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 1 litro de água e coloque para ferver junto com o pano de prato. O mofo sai aos poucos sem danificar o tecido. Depois de alguns minutos, e quando perceber que a mancha desapareceu, lave normalmente.

2 – Vinagre

Não apenas para temperar saladas, o Vinagre também pode ser um grande aliado na limpeza.

Aplique sobre o mofo um pouco de vinagre de álcool branco e, em seguida, esfregue com o auxílio de um pano limpo e úmido. Depois disso, deixe o pano de prato secar na sombra e lave.

Só que se mofo estiver impregnado, e difícil de sair apenas esfregando, deixe o pano de molho em um recipiente com a mistura de água e vinagre. Depois de 20 minutos lave a peça e pronto.

3 – Limão

Em terceiro lugar está ele que tem inúmeros benefícios da saúde à limpeza: Limão.

Pingue algumas gotas da fruta sobre a região com mofo e deixe secar no sol. Depois disso é só lavar com água e sabão.

4 – Água sanitária

A fim de evitar que a água sanitária desbote seu pano de prato, faça um teste em um pedaço do tecido antes de colocar a peça por completo na solução.

Deixe seu pano de molho, até que o mofo desapareça, em uma mistura feita com 1 litro de água sanitária e 1 xícara de chá de açúcar. Depois é só lavar como de costume.

5 – Água oxigenada

Por certo você já viu alguma dica aqui no Blog da Princesa Toalhas com a água oxigenada, afinal ela é fantástica quando o assunto é limpeza.

Com o pano de prato ainda seco, aplique água oxigenada sobre o mofo. Sem molhar, esfregue. Depois de esfregar deixe de molho, por 2 horas, em água com sabão em pó. Após o tempo, esfregue mais um pouco e enxágue.

6 – Sabão de coco

Sem dúvida o sabão de coco traz inúmeros benefícios, por não agredir a natureza e poluir o meio ambiente, e é ótimo para remover o mofo de pano de prato.

Esfregue a mancha com sabão de coco, coloque as peças encharcadas de água e sabão dentro de um saco plástico transparente e amarre. Deixe sob algum feixe de sol e mantenha essa ‘estufa’ molhada. Depois de algumas horas, enxágue e pronto.

7 – Leite fervido

Certamente até na casa de quem é intolerante à lactose vai ter leite depois de ver essa dica. Pois esse ingrediente tem o poder de desprender a mancha facilmente.

Ferva um pouco de leite e aplique no tecido afetado pelo mofo. Espere até que a peça clareie e então coloque o pano de prato para lavar na máquina.

8 – Ferva

Talvez provavelmente você já tenha visto sua mãe ou avó fervendo panos de prato e até camisas brancas. Essa técnica alveja, clareia e remove gorduras e mofos.

Ferva os panos por 10 minutos em uma panela cheia de água com sabão em pó e bicarbonato, ou então ferva com rodelas de limão ou ainda com bicarbonato e sal de cozinha. 

9 – Evitar para sempre

Entretanto se você deseja nunca mais sofrer com esse problema do mofo, jamais deixe o pano de prato úmido dobrado ou jogado de qualquer jeito. Imediatamente após o uso, estenda seu pano. Se for possível em local ventilado e ensolarado, pois a umidade é o ambiente perfeito para o mofo.

Além disso aqui no Blog você encontra outras dicas como essa. Navegue e descubra!

Por fim, caso você tenha aplicado as técnicas acima para tirar o mofo e suas peças não ficaram como você imaginava. Talvez esteja na hora de renová-los. Para isso, conte com a Princesa Toalhas que é especialista em toalhas e panos de prato e vende com preço de fábrica! Clique aqui para conferir todas as opções disponíveis.