Toalha para Casa

Como e porque evitar que suas toalhas acumulem bactérias.

Além do prazer de usar toalhas perfumadas, existem mais razões para se preocupar com a questão de higiene: os fungos e bactérias.
Para aprender dicas de como e porque evitar que suas Toalhas acumulem bactérias, leia está matéria com atenção.

Não há dúvidas de que todo mundo adora sair do banho e secar o corpo com uma toalha macia, felpuda e principalmente limpa. Mas, além do prazer de usar toalhas perfumadas, existem mais razões para se preocupar com a questão de higiene: os fungos e bactérias.

As informações que disponibilizamos neste artigo a respeito das Toalhas são fundamentais para mantermos a saúde em dia, priorizando os cuidados e higiene necessários.

Cientistas afirmam que toalhas de uso diário para secar mãos, rosto ou corpo inteiro, são locais de cultivo para todo tipo de bactérias, fungos, ácaros e outros agentes prejudiciais à saúde.

As nossas amadas Toalhas, são ambientes ideais para a proliferação desses agentes nocivos, pois as mesmas possuem condições indispensáveis para garantir a vida dos micróbios, entre elas está a água, a temperatura alta e o oxigênio.

Porque lavar toalhas se depois de sair do banho estamos limpos?
cuidados com a sua saude

Nosso corpo também apresenta estas condições ideais para bactérias e fungos.
Desta forma, quando fazemos o uso da toalha, os micróbios e secreções do próprio corpo ficam depositados nas fibras do tecido.

Fora os resíduos celulares que servem de alimento para os micróbios, a umidade constante do banheiro também favorece a sobrevivência e reprodução desses agentes prejudiciais.

Não é recomendado deixar  sua toalha pendurada no banheiro, o correto é pendurá-las no varal, na sombra.

A umidade diminuí o processo de secagem e consequentemente cria um ambiente perfeito para as bactérias se alojarem e reproduzirem.

Toalhas de uso diário podem ser tão sujas quanto papel higiênico já utilizado. Em estudos, foram analisadas algumas toalhas e 90% delas estavam com uma bactéria que pode causar infecções gravíssimas, a Escherichia Coli.

O microbiologista Charles Gerba diz:
“Após dois dias secando mãos e rosto em uma toalha, você provavelmente terá mais E. Coli em seu rosto do que se tivesse enfiado a cabeça na privada e dado descarga”. 

Os germes são transmitidos principalmente quando não lavamos bem as mãos, mas mesmo assim as secamos.

cuida das toalhas e da sua saúde

Não precisa se assustar!


Usar sua própria toalha, com suas próprias bactérias, elimina as chances de contrair doenças.
Mas tudo muda se você compartilha as toalhas, neste caso, o corpo fica exposto aos micróbios do outro.

É preciso preocupar-se ainda mais quando usamos a toalha em cortes, pele seca ou escoriações, pois facilita a entrada de agentes perigosos em nosso organismo.

O recomendado é que as toalhas de banho sejam trocadas a cada 2 dias.
Com exceção as toalhas de rosto e piso, que devem ser trocadas diariamente.

prevenindo a saúde com toalhas limpas

Especialistas também apontam para um sinal de alerta: o cheiro de umidade na toalha, este é um sinal de que as bactérias estão se multiplicando – portanto, é preciso lavá-la o mais rápido possível. Mantenha suas toalhas sempre cheirosas.

Para mais dicas sobre cuidados com suas Toalhas, acompanhe o nosso blog.

Frequentemente geramos conteúdos com dicas bem simples de por em prática, priorizando sua saúde e a vida útil de suas toalhas.

Até a próxima!
Princesa Toalhas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *