Toalha para Hotel

Como fazer as toalhas de hotel durarem por mais tempo

Normalmente, tudo o que o seu hóspede precisa depois de um dia cheio é chegar no hotel e tomar aquele banho relaxante. Mas, se engana quem pensa que a qualidade das toalhas de banho e rosto não são essenciais nesse momento. Uma toalha bem conservada, limpa e macia faz toda a diferença, e é por isso que nós separamos 4 dicas que irão te ajudar a fazer as toalhas do seu hotel durarem mais, agregando uma experiência ainda melhor aos seus serviços. Vamos lá?

1 – Ser sustentável é importante! Que tal adotar a estratégia do reuso de toalhas no seu hotel?

De forma resumida, essa prática oferece aos hóspedes a opção de trocar ou não as toalhas todos os dias. Mas, por que ela é considerada sustentável?

Porque, além de economizar – e muito – a água e energia, também diminui a quantidade de produtos utilizados para a lavagem das toalhas, aumentando a vida útil do tecido, reduzindo custos com a manutenção de equipamentos, como as lavadoras e secadoras e ainda diminui o tempo no momento da arrumação dos quartos. Porém, para que tudo ocorra de forma certeira, o seu papel é incentivar a adesão de todos, inclusive dos novos hóspedes, e estipular datas de troca dessas toalhas.

 

2 – Lavar de qualquer jeito? Jamais, as toalhas necessitam de cuidados especiais:

Para que as toalhas do seu hotel durem mais, o primeiro passo é lavar da forma correta. 

  • Antes de usar sua toalha pela primeira vez, é necessário lavá-la;
  • Não misture as toalhas com lençóis, cobertores e outras peças;
  • Separe as toalhas coloridas das brancas (isso evita manchas!);
  • Não use muito sabão na esperança de deixá-las mais limpas, pois isso pode deixar a toalha mais áspera no decorrer do tempo;
  • Opte sempre pela água fria, assim você mantém a cor da toalha e não resseca as fibras;
  • Evite ao máximo o uso do amaciante, para deixar as toalhas com uma textura macia, utilize um pouco de vinagre ou bicarbonato de sódio na água da lavagem;
  • Em hipótese alguma utilize alvejantes com cloro para retirar manchas.

Dica extra: utilizar toalhas brancas passa uma imagem de “limpeza e organização” aos seus hóspedes, além de facilitar a lavagem por poderem ser colocadas todas juntas.

 

3 – A secagem das toalhas de maneira correta é primordial

Agora que você tornou o seu hotel um local sustentável e amigo do meio ambiente, lavou as suas toalhas da maneira correta, é hora de colocá-las para secar. Se você tem uma secadora, esse é o momento de utilizá-la. Quando a toalha é seca dentro da secadora, o tecido fica mais macio e consequentemente quentinho, pronto para o seu hóspede usar!

Mas, se você não possui e/ou prefere optar por outros meios, não tem problema, basta remover as toalhas da máquina de lavar, logo que o ciclo terminar, evitando deixá-las lá por muito tempo. Em seguida, sacuda bem e coloque as toalhas para secar à sombra porque o sol é capaz de danificar as fibras e faz que elas fiquem mais duras.

4 – Pequenos cuidados importam

Além desses cuidados, que são básicos e facilmente aplicáveis no seu hotel, existem também outros pequenos truques capazes de fazer as suas toalhas durarem muito mais. Confira quais são abaixo:

  • Quando você for estipular o dia de trocar as toalhas do quarto do seu hóspede, se ele aderir ao reuso das toalhas, leve em consideração na sua contagem que ele pode utilizá-la no máximo cinco vezes antes de lavar novamente, por questões de higiene;
  • Por mais que haja todo o cuidado necessário, é normal que o tecido desfie. Mas calma, para resolver esse pequeno probleminha basta cortar o fio bem rente, assim ele não irá puxar ou causar um dano maior na toalha;
  • Esqueça o ferro de passar! As toalhas não necessitam desse cuidado, até porque é prejudicial, e o calor em excesso pode danificar as fibras;
  • Guarde as toalhas do seu hotel em um espaço bem ventilado, arejado e longe da umidade.

Também existem toalhas confeccionadas especialmente para hotéis, e nós da Princesa Toalhas as produzimos! Apresentando atributos diferenciados, elas são confeccionadas com material reforçado, macio e confortável, facilitando o uso diário no hotel ou pousada e aumentando a sua durabilidade.

Quer saber mais? Visite agora mesmo o nosso catálogo de toalhas especiais para hotelaria clicando aqui.